21 dicas para decorar a sua casa simples e aconchegante

Com dúvidas de como planejar a decoração da sua casa e garantir um resultado aconchegante e versátil? Não se preocupe o processo de ornamentação pode ser cansativo, no entanto, o resultado é satisfatório.

Em vista de tranquilizar quem está reformando ou decorando a casa nova, preparamos diversas dicas de decoração aconchegantes e criativas para você aproveitar todos os espaços entre amigos e famílias.

Continue o texto para descobrir 21 itens de decoração para transformar o seu lar!

Dicas para sala de estar

Conservar e organizar a sala de estar não é uma tarefa fácil, assim, compreendemos que o ambiente é uma zona de pluralidade de experiências.

Por esta razão, elaborar um espaço confortável e especial é um fator predominante para transformar a sua casa em um lar, logo separamos algumas dicas exclusivas para aproveitar a versatilidade da sala de estar.

1.     Reserve um espaço para conversação

É oportuno, preservar uma área para convivência na sala de estar, isto é, um ambiente para conversas e distrações sem a intervenção direta do volume da televisão.

Desse modo, os residentes encontram uma oportunidade para produzir uma harmonia no cômodo.

Uma dica para casa com dois andares, é reservar o espaço próximo as escadas para um ambiente de bate-papos e passatempo, desta forma, os residentes observam toda a área da sala enquanto, conversam ou aproveitam uma leitura.

Já, para apartamentos e salas com espaços reduzidos, é recomendado aproveitar o ambiente adjunto a varandas ou sacadas.

Ainda mais, para oferecer um espaço mais aconchegante, aproveite para investir em objetos decorativos, bem como, mesa revisteiro e lanternas criativas elaboradas em ferro.

2.     Desfrute da criatividade, investindo em recursos artísticos

Sabe aquela parede com tonalidades frias que você observa e não encontra a essência da casa? Que tal investir em quadros e placas decorativas que irradiem o conceito que você objetiva manter na sua residência.

Ou seja, para indivíduos que favorecem a imagem minimalista, adornos de parede com figuras refinadas, podem aprimorar o ambiente sem abstrair a decoração singela que deseja.

Além do mais, se você prefere decorações maximalistas e até descontraídas com diversas tonalidades, as placas decorativas são indispensáveis para transmitir a energia, assim como, a naturalidade que aspira.

Vale destacar, que é essencial que o seu lar se comunique com suas inspirações e interesses, desta forma, evite se apegar a tendências e hábitos de outras casas .

Em outras palavras, invista em objetos especiais que transmitam os seus valores e abstrações.

3.     Luz natural e artificial

Passar um tempo em família e aproveitar aquele vinho no fim da tarde, são experiências acolhedoras na sala de estar.

No entanto, a luz difusa e o excesso de claridade são fatores que prejudicam a vivencia harmônica no ambiente.

Logo, evite acomodar os móveis e eletrônicos em posição frontal a janelas, sendo assim, opte que a iluminação alcance toda a extensão da sala de estar, impedindo a luz direta e focada em objetos.

Todavia, para salas de estar que precisam de iluminação, priorize as luminárias e abajures. Uma dica é, posicionar a luminosidade em aparadores próximos ao sofá ou divã.

4.     Cuidado com a posição dos móveis

Como mencionado acima, o posicionamento dos móveis é um fator necessário para o conforto e praticidade na sala de estar.

Desta maneira, analise e planeje as dimensões da sala de estar, ou seja, procure observar com mais detalhes as proporções, como largura e altura dos móveis.

Evite, acomodar os estofados e estantes próximos a porta ou locais de movimentação. Lembre-se que a sua casa deve ser funcional e acolhedora para os residentes e futuras visitas.

À vista disso, é indicado viabilizar espaços como, corredor e entradas livres apenas com a ornamentação de enfeites e organizadores.

Você pode começar decorar essas lacunas, com cestos organizadores, bem como, aproveitar vasos decorativos.

5.     Utilize espelhos para expandir a sala de estar

Se você procura ampliar a sua sala de estar, para garantir uma ótica extensa e sensação de acessibilidade, o uso de espelhos é a direção certa para transformar a sua casa.

Ainda mais, a decoração com espelhos é versátil, você pode aproveitar em conjunto com quadros e placas decorativas.

Bem como, aproveitar aquela parede com ausência de objetos extravagantes, próximos ao carrinho e aparador do bar.

Já se você gosta de checar a última olhadinha no visual antes de sair de casa, tente aproveitar o espaço entre a entrada e a sala de estar para utilizar o espelho.

No entanto, lembre-se nunca posicione objetos com reflexo em frente a televisão e até mesmo janelas, a luminosidade pode prejudicar a praticidade da decoração.

6.     Porta retratos

É essencial ressaltar que a sua casa  representa a sua vida, é o local que construímos e comemoramos todas as nossas conquistas, como também, lugar de refúgio para aquele período não tão legal.

Por esta razão, é sugerido aproveitar o uso de porta retratos, sendo assim, é importante simbolizar que aquele lar pertence a você e a sua família.

Desta maneira, privilegie o uso de porta retratos você pode posicionar as fotos em aparadores ou aplicar na parede próximo a sala de estar e ambientes de divisão.

Uma recomendação é expressar as fotografias em diversos cômodos, ou seja, na sala de estar aproveite lembranças entre familiares e amigos.

Do mesmo modo, em outras divisões pode aproveitar, recordações do colégio, aniversários e fotografias descontraídas.

7.     Vasos de cerâmica

Decorar e organizar a sala de estar são fatores básicos para uma casa aconchegante e prática.

Logo, você pode desfrutar do conceito minimalista com o uso de potes e vasos em cerâmica, material luxuoso e harmônico para qualquer ambiente.

Da mesma forma, os vasos em cerâmica confeccionada com características excêntricas são essenciais para quem gosta de se jogar na decoração e manter um visual intenso.

Outra maneira, de aproveitar a delicadeza e a exuberância do material em cerâmica é aproveitar os potes organizadores, além de, auxiliar na ornamentação são práticos e funcionais para o dia a dia.

8.     Perfume de ambiente

Aproveitar uma música, enquanto se diverti com drinks e amigos é uma das melhores experiências para curtir na sala de estar.

Além da, decoração interna e a utilidades versáteis da sua casa, você pode apreciar durante uma reunião ou apenas a sós, os aromatizantes e perfumes de ambientes.

Para usufruir do melhor aroma, invista em aromatizadores elétricos e até mesmo sachês que podem ser posicionados próximos a cortinas e persianas.

Ainda mais, você pode escolher diversas fragrâncias e manusear, de acordo com as propostas e reuniões do dia. Sendo assim, a lavanda é ótima para ler um livro e relaxar, já o aroma de maça e canela recomenda-se para momentos mais intensos.

Indicações extras para a sala de estar

Dicas de decoração para o quarto

Recinto de relaxamento e intimidade, o quarto é nosso espaço de refúgio onde nos sentimos protegidos e acolhidos pelo nosso lar.

Desta forma, cuidar e investir em objetos decorativos, bem como, na composição são fatores importantes para garantir o sossego e serenidade no espaço.

9.     Cuidado com a cores

 

Observar o significado das cores são condições fundamentais para conduzir leveza e aconchego no quarto.

Isto é, o ambiente é um local virtuoso, íntimo e de relaxamento para qualquer indivíduo. Desse modo, garantir tonalidades suaves e estáveis é a melhor forma de proporcionar o descanso adequado.

À vista disso, encontre uma cartela de tons, entre azul e branco que sustentam a serenidade e paz. Já para harmonizar a decoração invista em vasos decorativos complementando com flores artificias ou naturais.

Para quem gosta de adereços singulares e vitrais pode decidir, adicionar objetos como vaso em formato de concha.

Outra forma de conduzir cores ao ambiente é aproveitar ornamentos com tonalidades entre o rosa e terracota. Vale destacar que tons entre o roxo e verde escuro principalmente nas pinturas não são recomendados.

10. Aproveite o uso de velas

Enfatizamos a importância de preservar o aposento com elementos de suavidade e equilíbrio, logo o uso de velas é imprescindível para irradiar sossego e particularidades.

Aliás, você pode aproveitar para acender uma vela na própria companhia, depois do trabalho ou após um fim de semana significativo, ou seja, a relevância é curtir o momento a sós ou em companhia.

Uma indicação é adicionar uma música em som ambiente e iluminar o quarto em conjunto com a essência de sua escolha.

Ainda mais, definir o porta velas é oportuno para desfrutar de um quarto que transmita suas emoções e aspirações.

Por esta razão, você pode decidir apreciar um porta velas em ferro com cores intensas, como a prata e o dourado. Assim como, favorecer o ornamento em vidro.

11.  Aproveite o apoio para livros

Segundo especialistas, o uso do celular é uma condição prejudicial à saúde e ao relaxamento durante o descanso.

Portanto, para evitar rolar o feed do Instagram durante o repouso é interessante, aproveitar a leitura momentos antes do sono.

Todavia, com a correria do dia a dia, os livros acabam ficando espalhados pela casa ou dentro da mochila, sendo assim, a melhor maneira de relaxar e decorar o seu quarto é beneficiando do apoio de livros.

Ou seja, você alcança a versatilidade e praticidade durante momentos de sossego sem precisar interromper a leitura para retornar com o livro na bolsa.

Você pode apreciar os apoiadores de livros em cerâmica ou poliresina, como também, são um charme para a decoração do quarto.

12.  Organizadores de closet e guarda-roupas

Procurando deixar o seu quarto mais aconchegando, no entanto, é difícil manter a organização? Por que não usar a criatividade e aproveitar objetos que garantam a versatilidade do ambiente?

Isto posto, experimente usar e explorar organizadores para closet e guarda-roupas, divisórias para roupa intima e cestos em aço são ótimas opções para manter todas as roupas e itens no devido lugar.

Para deixar de vez, a desorganização no passado, aproveite para adicionar porta objetos e mancebo de metal próximo à entrada do quarto.

Ainda mais, invista em caixas decorativas que podem auxiliar, como organizadores de joias e lembranças especiais.

13. Cuidado com o posicionamento da cama e TV

 Novamente é essencial manter, atenção no momento de instalar os móveis no quarto, ou seja, opte por instalar a televisão de frente para a cama, de modo que você permaneça confortável a assistir séries e filmes.

Outra dica é, evitar posicionar o guarda-roupa e cômodas adjunto a porta, em outras palavras ao manipular o móvel a entrada pode ficar bloqueada e até mesmo lesionar alguém.

Deste modo, ao planejar o ornamento do quarto, opte por armários com portas de correr, ou planejar a mobília no espaço entre a janela, assim complementando com a escrivaninha e TV.

Já para aproveitar o espaço e deixar o seu aposento com a sua essência, aprecie os espaços disponíveis para aplicar placas decorativas e itens como buda em resina.

14. Invista em objetos em poliresina no seu quarto

Sabe aquela mesa de cabeceira simples e sem a essência do seu quarto? Que tal escolher objetos em poliresina para aperfeiçoar a sua decoração?

Itens em poliresinas são tendencias em qualquer ambiente da casa, principalmente o quarto, desta maneira favoreça esculturas e artes, como ornamentos com transcrição “LOVE”, bem como, as famosas folhas douradas que privilegiam a decoração e ainda amparam na organização.

É importante destacar que a poliresina é um material resistente e utilizada para garantir a delicadeza e características ao objeto.

Além de tudo, você pode brincar com as cores na decoração, tal como porta retratos dourados e o Buda em tons neutros.

15. Porta joias

Se você é adepto(a) a utilizar bijuterias e joias, com certeza sempre esquece um par de brincos ou anéis pela casa, ou até mesmo deixa tudo “guardado” no banheiro.

No entanto, porque não utilizar um porta joias decorativo e adequado a organização e versatilidade do seu quarto?

Em todo artigo, destaca-se o aproveitamento de uma casa  aconchegante e prática para os moradores e eventuais visitas.

Logo, adquirir um porta joias é indispensável para a decoração. O legal de ornamento a casa é que você pode brincar com as cores e materiais.

Desta forma, pode aproveitar um vaso decorativo em cerâmica como organizador e até ornar as suas bijuterias em porta objetos divertidos, desse modo, o essencial é desfrutar e apreciar o seu recinto.

Dicas extras para a decoração do quarto

Dicas de decoração para a cozinha

Para alguns o ambiente favorito da casa, a cozinha é local de reunião e celebração é a onde nos preparamos para começar o dia, reunir a família e planejar os jantares especiais.

Desta forma, preparar e organizar o espaço não é uma tarefa difícil, você pode se jogar nos itens minimalistas e tradicionais, bem como, trabalhar com utensílios criativos. Confira!

16. Mesa posta

Todo mundo já aproveitou um dia na casa  dos avós com petisqueiras, pratos de cristal e porta guardanapo de porcelana recheados de muita comida e carinho certo?

E porque não aproveitar as tradições de família e aplicar na sua casa? Planejar os itens para uma mesa posta não requer luxos ou cerimônias, somente atenção e planejamento na hora de combinar os utensílios.

Por esta razão, para pratos favoreça cores neutras como, branco e marfim, já se você preferir harmonizar a sala de jantar com cores intensas e quentes, opte por tons estilo corvina/bordô.

Ainda mais, as canecas ou xícaras são os itens favoritos de muitas casas s, logo brinque e mescle as cores entre a rosa e o vermelho.

17. Utensílios

De modo geral, é importante investir em cada item da casa como se fosse chá de casa nova, ou seja, você não precisa preparar um evento para renovar e deixar o seu lar mais aconchegante.

Por esta razão, aproveite o uso de utensílios individuais, sendo assim prepare o conjunto de jarra com taças, bowls em formato de coração, também são objetos interessantes para reunir a família no domingo.

Outros utensílios essenciais para a praticidade e versatilidade em casa são instrumentos de cozinha, como afiador de faca e açucareiros.

Além de tudo, molheiras podem ser interessantes para quem gosta de apresentações convencionais na hora de rechear o bolo e aproveitar os molhos em refeições.

18. Pote hermético

Organizar e manipular os itens, bem como, arrumar a geladeira é uma tarefa cansativa, concordamos! No entanto, você pode facilitar a limpeza e a organização, investindo em potes herméticos.

Os recipientes são ótimos para guardar aquela refeição que você preparou a mais e até organizar os biscoitos e guloseimas durante a semana.

Além de tudo, você pode aproveitar os potes herméticos com 2,6L para guardar cereais e sementes, como o arroz e o feijão, logo esqueça os potes de margarina e vasilhas de brinde do mercado.

Importante destacar que com os utensílios herméticos, você nunca mais vai acordar com os biscoitos secos ou insetos nos cereais, por conseguinte, todas as vasilhas são preparadas com vedação para conservar qualquer tipo de alimento.

19.  Sweet Home

Manter uma cozinha tradicional e gourmet é o desejo de diversas casa s, à vista disso o Mercado investiu em produtos que relembrem lares tradicionais, como a linha Sweet Home.

Desta forma, a coleção é versátil e elaborada para decorar toda a sua cozinha, para os dedicados em preparar aquele cafezinho brasileiro a Sweet Home desenvolveu um bule exclusivo para café.

Já para quem está procurando, organizar os itens como açúcar, pó para café e biscoitos podem optar pelo conjunto gourmet.

Do mesmo modo, a opções para leiteira, bule de chá e saleiro, opções clássicas para a sua cozinha.

Dicas extras para a decoração da cozinha

Decoração para banheiros

O banheiro é o local de reservar e muita cantoria em baixo do chuveiro, logo é essencial incluir itens de decoração que ornem com a simbologia e harmonia da casa.

Você pode aproveitar, o banho para acender uma vela e até desfrutar da iluminação direta e clara do ambiente. Assim para auxiliar na organização e decoração do seu banheiro, continue com as dicas abaixo.

20. Invista em organizadores

Os organizadores devem estar por toda a casa, quarto, sala, cozinha e de vez no banheiro. Evite deixar materiais de higiene e beleza desorganizados no local.

À vista disso, favoreça o uso de porta shampoo e condicionador, próximo a bancada, organizadores de metal e o clássico com divisórias, também são indicadas para o espaço.

Outra dica, é investir e aproveitar os conjuntos de cerâmica para dispenser e porta sabonete em barra, além de preservam a sofisticação no seu banheiro, também conservam a organização e harmonia do ambiente.

21. Se jogue em itens de cerâmica

Aproveitando a tendencia, as cerâmicas são materiais resistentes e bem trabalhadas que garantem o conceito clássico e contemporâneo para qualquer divisão.

Desta forma, você pode utilizar a criatividade e desfrutar do clássico e moderno com conjuntos de cerâmica e ferro, assim proporcionando um ambiente tradicional e agradável.

Ainda mais, a cesta organizadora, é um item versátil e rústico para o seu banheiro, além de ser fácil para manipular entre o banheiro e a área. Outra dica é aproveitar a cesta organizadora em algodão, é adicionando no quarto e até na sala de estar.

Dicas extras de decoração no banheiro

Em conclusão, aproveite a decoração da sua casa para transmitir aconchego e momentos agradáveis em harmonia com amigos e famílias.

Preserve os seus conceitos e características de ornamentação, se jogue nas cores neutras ou intensas. O importante é o seu lar se comunicar com os seus valores e símbolos.

Ademais, aproveite e visite sem sair de casa a Versátil utilidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *